Presépio com 700 metros quadrados é atração natalícia no Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal instalou um presépio de grandes dimensões no centro da cidade, numa área com cerca de 700 metros quadrados, que é motivo de atração turística e que deixa os habitantes orgulhosos.

Na recriação do presépio de Belém a autarquia utilizou cerca de 500 toneladas de troncos de castanheiros, heras e musgos, entre outros materiais recolhidos na Natureza.

“Este é o terceiro ano consecutivo que apostamos em fazer uma representação do presépio de Belém com uma forma única e genuína, indo buscar [à Natureza] aquilo que é nosso, que são os nossos castanheiros, os nossos troncos, o nosso material endógeno, tudo aquilo que nos representa, porque estamos numa zona rural”, disse à agência Lusa Delfina Leal, vice-presidente da Câmara do Sabugal.

Segundo a responsável, o presépio que foi instalado no Largo da Fonte, no centro da cidade, que será o maior do género a nível nacional, é também “um elemento de desenvolvimento e de atração” de visitantes para o concelho situado junto da fronteira com Espanha.

A autarca disse que a execução do projeto representou custos “reduzidos” porque praticamente só foi utilizada mão-de-obra dos funcionários municipais.

Laura Alves, técnica responsável pelos espaços verdes do município do Sabugal, que coordenou os trabalhos, contou à Lusa que a instalação levou cerca de três semanas a executar e envolveu “onze pessoas em permanência”.

Quanto ao trabalho final, disse que “está muito bem conseguido”, ficou “giríssimo” e surpreende os visitantes que percorrem o espaço, uma vez que “o conceito é que o próprio visitante faça parte do presépio” e acabe por ser um figurante.

O presépio contém cerca de uma centena de figuras em cerâmica que a autarquia foi adquirindo ano após ano, atendendo ao aumento da área ocupada, que em 2014 foi de cerca de 300 metros quadrados, indicou Laura Alves.

O recinto natalício, que pode ser visitado até ao dia 11 de janeiro, agrada a miúdos e a graúdos e deixa os habitantes do Sabugal orgulhosos.

A moradora Isabel Pires disse à Lusa tratar-se de “uma ótima iniciativa” para dinamizar aquele concelho do distrito da Guarda.

“É uma coisa nova, está muito bonito e aconselho toda a gente para o vir visitar, porque realmente está mesmo muito, muito bonito”, afirmou.

O pequeno João Queiroz, de 04 anos, não encontrou o Pai Natal, mas gostou do que viu: “o Jesus, a Maria, o José, o burro, a vaca, as ovelhas e os anjos”.

Já o habitante José Peixoto achou o espaço “muito bonito” e afiançou que no distrito não há “uma coisa igual”.

“É um orgulho para o Sabugal”, disse o homem, que espera que a autarquia continue com a iniciativa nos próximos anos.

A construção será desmontada após a quadra natalícia, mas a vice-presidente da autarquia admite a possibilidade de o município “transformar o Sabugal num presépio permanente”.

“Talvez fosse mais um motivo de atração” a juntar a outros que já existem no concelho, disse Delfina Leal, observando que “ele [o presépio] insere-se perfeitamente dentro daquilo que é a ruralidade” local.


Conteúdo Recomendado