Prémio solidário que ajuda instituições sociais da Guarda recebe candidaturas

O Clube Escape Livre tem a decorrer, até ao dia 10 de abril, o período de candidaturas para a 8.ª edição de um prémio solidário destinado a apoiar instituições sociais do concelho da Guarda, foi hoje anunciado.

O “Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques”, com o valor simbólico de mil euros, instituído em 2014 pelo Clube Escape Livre, com sede na Guarda, “representa a componente solidária do projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050”.

As instituições particulares de solidariedade social do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por ‘email’ ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até ao dia 10 de abril, “com a indicação do projeto ou necessidade que os mil euros poderiam ajudar a colmatar”.

“Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros da Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude e Transportes Bernardo Marques – selecionam o projeto vencedor”, refere a organização em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

No dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, será conhecida a instituição vencedora da 8.ª edição do prémio solidário.

Nessa data, segundo o Clube Escape Livre, “assinalar-se-á, também, o primeiro momento de mais um aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, cujo programa prosseguirá no dia 01 de julho”.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, citado na nota, diz acreditar que, “pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, este prémio seja uma ajuda ainda maior às instituições sempre tão carentes de apoio”.

“Daí os parceiros da Cápsula do Tempo, nomeadamente a empresa de Transportes Bernardo Marques, quererem continuar com esta ação solidária”, justifica.

Desde a primeira edição, já foram contemplados com o prémio solidário o Refugio Ana Luísa, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, o Centro de Apoio à Vida/NASCER (Caritas Diocesana da Guarda), o Centro Paroquial Nossa Senhora da Conceição (Castanheira), o Centro de Dia de Pousade (Liga de Amigos de Pousade) e a Casa da Sagrada Família.

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do programa Escape Livre, considerado “o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude”.

A cápsula foi enterrada no dia 01 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 01 de julho de 2050.

“Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região”, segundo o Clube Escape Livre.



Conteúdo Recomendado