A estória foi parcialmente baseada no grande incêndio de Pedrógão Grande de 2017, desenrolando-se à volta de vários profissionais da proteção civil que tentam combater e sobreviver a um gigantesco incêndio que origina o fenómeno “downburst”, enquanto uma jornalista investiga as origens do mesmo que estarão ligadas a uma conspiração que envolve interesses económicos. É uma estória com muito drama e ação, estando entre “O Cume de Dante” e “Irmãos de Armas”.
Anteriormente, este argumento já tinha sido distinguido como semifinalista no “Emerging Screenwriters Screenplay Competition 2024”, no “Los Angeles International Screenplay Awards Fall 2023” e no “Filmmatic Drama Screenplay Awards Season 9”, o que lhe permitiu por duas vezes subir ao top 20 mensal da reputada “The Red List”, que distingue argumentos a nível mundial, na categoria de filmes de ação.
Desta vez, e depois de ter sido selecionado para este festival de argumentos canadiano (Action/Adventure Screenplay Festival), “Downburst” recebeu, no dia 23 de Novembro, o prémio de Melhor Argumento. Como resultado, atores profissionais gravaram a melhor cena do argumento, cujo vídeo já foi publicado na página do festival: ACTION Best Scene Reading: DOWNBURST, by Carlos Galinho Pires – Action/Adventure Film & Screenplay Festival
O júri considerou o argumento “bem escrito” e com “diálogos naturais apesar da terminologia [comunicação por rede SIRESP] usada”, sendo uma “estória emocional e heroica, que demonstra que nem sempre a natureza pode ser culpada, já que por vezes as pessoas têm responsabilidade pelos desastres naturais”.
“Sinto-me felicíssimo por ver o meu trabalho ganhar vida, ainda que seja apenas por alguns minutos, sendo também um importante reconhecimento internacional que me coloca mais próximo do meu sonho de ver este meu argumento no ecrã”, explica Carlos Galinho Pires.