Preços em Portugal estão 14% abaixo da média da União Europeia

Os preços praticados em Portugal estão 14% abaixo do nível médio praticado na Europa e superam apenas os registados nos países do Leste da Europa – Bulgária, Letónia ou Lituânia.

A distância é ainda mais notória quando comparada com as maiores potências económicas europeias, estando 54% abaixo dos preços praticados, por exemplo, na Dinamarca.

Numa altura em que se teme o risco de deflação na zona euro, boas notícias só mesmo para os estrangeiros que nos visitam e que conseguem, em média, preços 23% abaixo dos praticados nos hoteis e restaurantes dos restantes países da UE.

É que apesar de apresentar-se 14% abaixo do nível de preços da Europa, os dados divulgados pelo Eurostat mostram que os preços da hotelaria e restarauração portuguesa são 23% inferiores aos praticados na UE. Este é o valor mais baixo da Europa Ocidental e apenas superior ao registado na Letónia, Polónia, Eslováquia, Roménia, Hugria, Croácia e Bulgária.

Não é só neste setor que as diferenças de preços entre Portugal e os países do Ocidente da Europa são evidentes. A quebra é de 14% nos preços de bebidas e tabaco, 5% em vestuário, 10% em alimentação e bebidas não alcoólicas e de 1% em bens eletrónicos.

Portugal apenas aparece ao nível europeu quando se fala e carros e equipamentos relacionados com o transporte pessoal, em que não só atinge a média europeia, como a supera em 16%. Com preços superiores neste segmento, só mesmo a Dinamarca (155%) e a Holanda (117%). Recorde-se, no entanto, que estes países são tradicionalmente ‘caros’, com a Dinamarca a superar em 40% a média de preços praticada na UE, enquanto a Holanda supera esta média em 10%.


Conteúdo Recomendado