Poucas nuvens no continente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu em geral pouco nublado, vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo moderado a forte com rajadas da ordem dos 65 quilómetros/hora nas terras altas e, a partir do início da tarde no litoral oeste, pequena descida de temperatura na região norte e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, Braga, Portalegre e Angra do Heroísmo prevê-se uma temperatura máxima de 17 graus Celsius, no Porto e Viana do Castelo 16, Castelo Branco, Évora, Beja, ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 18, Bragança 14, Guarda 10, Faro 21 e Funchal 22.

Duas barras marítimas fechadas devido à agitação

As barras marítimas de Esposende e de São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível às 5h30 na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 3 a 3,5 metros a sul do cabo Mondego, e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 16 e os 18 graus.


Conteúdo Recomendado