Portugueses reforçaram preferência pela televisão por cabo em abril

TVI é o canal mais visto em abril, mas a televisão por cabo continua a liderar a preferência dos portugueses. No horário nobre, a SIC é o canal que leva a melhor.

Já a RTP perde audiência em todos os canais. Apesar da TVI ter sido o canal mais visto no mês de abril, com um share (quota de telespectadores) de 23,7%, os portugueses continuam a preferir os canais de televisão por cabo. Segundo dados da GfK/CAEM, as estações de cabo representaram 29,1% das preferências em abril, duas décimas acima do registo de março. Ambas a reduzir a sua quota de telespectadores, em relação ao mês de março, estão SIC, RTP 1 e RTP2. Os canais registaram, respetivamente, shares de 20%, 14,2% e 1,9%. Os resultados obtidos no mês de abril acabam também eles por refletir aquelas que foram as tendências entre janeiro e abril de 2014. Nos primeiros quatro meses do ano, ao primeiro lugar ocupado pelos canais do cabo (28,4%) seguem-se TVI (24,2%), SIC (19,8%), RTP (15,1%) e RTP 2 (2,0%). Quando analisados os números por grupos de canais (incluindo os canais de informação e entretenimento no cabo) é também a TVI quem lidera nas preferências dos portugueses. Em abril, os canais de Queluz obtiveram um share de 25,8%. A lista fica completa com os 23,4% dos canais SIC e 17,6% do universo RTP. Enquanto grupos de canais, apenas a RTP perde audiência, com menos 1,6% em relação ao mês de março.

Horário Nobre liderado pela SIC
No horário nobre de segunda a sexta-feira é a estação de Carnaxide quem leva a melhor, com um share de 26,2%, contra os 25,9% da TVI e os 13,4% da RTP1. Os resultados são impulsionados pela informação e pela novela Sol de Inverno, “o programa mais visto dos portugueses, com perto de 1 milhão e 400 mil telespectadores fidelizados”, indica um comunicado do canal. Ainda assim, é a TVI quem mais reforça a sua posição neste horário no mês de abril. Quando comparado com o mês de março deste ano, o canal de Queluz registou uma subida de 1,8% no seu share. Os canais da RTP e a SIC sofrem um pequeno decréscimo no horário nobre face ao mês de março. Segundo um comunicado da SIC, o programa mais visto do mês na televisão portuguesa foi o jogo do Benfica com a Juventus para a Liga Europa, que ultrapassou os 2 milhões e 400 mil telespectadores e atingiu uma média de 49,4% de share.


Conteúdo Recomendado