Portugal sofre pesada derrota na Rússia em andebol feminino

Portugal iniciou a qualificação para o Campeonato da Europa de seniores femininos de andebol com uma esperada derrota na Rússia, por 39-19, em jogo do grupo 6 disputado em Rostov do Don.

As russas já ganhavam ao intervalo por 20-10, mantendo do princípio ao fim grande intensidade de jogo e uma forte pressão sobre a equipa lusa, que não conseguia reduzir a desvantagem.

Erica Tavares, autora de cinco golos, foi eleita a melhor jogadora de Portugal, cabendo do lado da Rússia a distinção a Ekaterina Davydenko, que chegou aos sete remates vitoriosos.

Após o jogo, o selecionador Ulisses Miguel reconhecia as dificuldades do compromisso: “Sabíamos que ia ser um jogo muito complicado, contra uma das seleções que tem vencido vários campeonatos do mundo. Jogámos num pavilhão com mais de 3.000 espetadores, num ambiente bom para elas, mas complicado para nós”, referiu, em declarações divulgadas pelo site da Federação de Andebol de Portugal.

“Estivemos bem nos primeiros dez minutos, mantivemos o jogo equilibrado e obrigámos o treinador russo a um desconto de tempo, a partir daí não conseguimos parar o jogo da Rússia. Ofensivamente, também estivemos um pouco inibidos, arriscámos pouco e isso acabou por ditar a diferença de golos”, explicou, assumindo desilusão pelo resultado. “Apesar da diferença óbvia, tínhamos capacidade para fazer melhor. Não foi possível, agora é analisar e tirar as ilações para fazer melhor, no futuro.

Portugal integra o grupo 6 de apuramento para o Europeu do próximo ano, juntamente com Rússia, Turquia e Dinamarca, seleção que vai defrontar no próximo domingo, em Pinhel.

Em jogo arbitrado pela dupla grega Michalis Tzaferopoulos e Andreas Bethmann, jogaram e marcaram, no Palácio dos Desportos de Rostov do Don, perante 3.500 espetadores:

– Rússia: Anna Sedoykina, Yana Zhilinskayte (5), Daria Dimitrieva (2), Olga Akopian (1), Anna Vyalhireva (5), Veronika Garanina (3), Yana Ukusova (2), Ekaterina Davydenko (7), Ksenya Makaeeva (2), Ekaterina Marennikov (2), Regina Shymkute (1), Irina Bliznova, Polina Vedekhina (4),Ekaterina Ilina (4), Ekaterina Atkova (1) e Viktoria Kalinina.

– Portugal: Isabel Góis, Mariana Lopes (1), Sandra Santiago (1), Cláudia Correia, Patrícia Lima, Bebiana Sabino, Soraia Fernandes, Érica Tavares (5), Mónica Soares (2), Soraia Lopes (2), Renata Tavares (2), Maria Pereira (1), Diana Roque, Anais Gouveia e Patrícia Rodrigues (5).


Conteúdo Recomendado