O certame acontece novamente na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.
O Portugal Exportador tem como objetivo facultar às empresas portuguesas a possibilidade de, num só dia e em qualquer lugar, conhecer os instrumentos disponíveis de apoio à exportação e internacionalização; aceder a informação vasta e especializada por mercados, setores e outros temas relacionados com a internacionalização; conhecer em discurso direto a experiência de internacionalização de empresas portuguesas, os sucessos e os fracassos; aceder a um vasto conjunto de produtos e serviço e identificar potenciais parceiros e estabelecer e reforçar contactos pessoais gerando condições para cada empresa desenvolver a sua melhor estratégia para enfrentar o grande desafio da globalização.
Adaptado às condições da pandemia, este ano todos os visitantes “virtuais” terão um perfil que será ajustado dinamicamente através de inteligência artificial. A plataforma irá encontrar e sugerir visitantes cujo perfil seja pertinente para o utilizador, de forma que este possa agendar um encontro (matchmaking).
Existirão igualmente ferramentas colaborativas para facilitar a geração de leads como vídeo calls e chats que o visitante pode utilizar para interagir com o expositor e as sessões como conferências serão transmitidas em live streaming para o universo de visitantes virtuais, existindo ferramentas de Q&A, pools e chats associados a cada sessão.