Portugal é o campeão do crescimento de vendas de carros na UE

http://imagens4.publico.pt/imagens.aspx/367684?tp=UH&db=IMAGENS

Portugal, no primeiro trimestre deste ano, foi o país da União Europeia que mais cresceu nas vendas de automóveis. Até março, o crescimento foi de 40,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, as vendas na UE aumentaram 8,4% durante este período.

Nos primeiros três meses deste ano, os portugueses compraram quase mais dez mil carros do que em igual período do ano passado. Depois da forte queda em 2012, o mercado parece dar agora sinais de retoma. E Portugal lidera essa subida na Europa.

No entanto, se o termo comparativo for o ano pré-intervenção da toika, ou seja 2010, verificamos que no período em análise ainda assim as vendas do primeiro trimestre deste ano foi 37% inferior a igual período de há quatro anos.

Ainda em relação ao mercado europeu, no primeiro trimestre do ano, vemos que a seguir a Portugal é a Bulgária e a Polónia que registam maiores crescimentos de vendas neste setor, com aumentos de 30,4% e 28,9%, respetivamente. Os países que tal como Portugal tiveram sob alçada de um programa de recuperação económica, a Irlanda e a Grécia, também cresceram 26,5% e 17,4% respetivamente.

Em março de 2014 as vendas de veículos ligeiros de passageiros na UE, segundo o comunicado da ACAP, cresceram pelo sétimo mês consecutivo tendo registado um acréscimo de 10,6%. Contudo, em valores absolutos, o total de 1.449.148 veículos ligeiros de passageiros vendidos representa o segundo valor mais baixo no mês de março desde 2004 (ano em que a ACEA iniciou a série da UE alargada a 25 estados-membros).

No primeiro trimestre de 2014 o mercado de veículos ligeiros de passageiros cresceu 8,4% ascendendo a um total de 3.246.719 veículos.

Em março de 2014, todos os maiores mercados contribuíram positivamente para o aumento global de 10,6% do mercado da UE. O Reino Unido (+17,7%) e Espanha (10%) registaram os maiores acréscimos de dois dígitos, no entanto França (+8,5%), Alemanha (+5,4%) e Itália (+5%) também registaram acréscimos do mercado neste mês.


Conteúdo Recomendado