Nos primeiros três meses deste ano, os portugueses compraram quase mais dez mil carros do que em igual período do ano passado. Depois da forte queda em 2012, o mercado parece dar agora sinais de retoma. E Portugal lidera essa subida na Europa.
No entanto, se o termo comparativo for o ano pré-intervenção da toika, ou seja 2010, verificamos que no período em análise ainda assim as vendas do primeiro trimestre deste ano foi 37% inferior a igual período de há quatro anos.
Ainda em relação ao mercado europeu, no primeiro trimestre do ano, vemos que a seguir a Portugal é a Bulgária e a Polónia que registam maiores crescimentos de vendas neste setor, com aumentos de 30,4% e 28,9%, respetivamente. Os países que tal como Portugal tiveram sob alçada de um programa de recuperação económica, a Irlanda e a Grécia, também cresceram 26,5% e 17,4% respetivamente.
Em março de 2014 as vendas de veículos ligeiros de passageiros na UE, segundo o comunicado da ACAP, cresceram pelo sétimo mês consecutivo tendo registado um acréscimo de 10,6%. Contudo, em valores absolutos, o total de 1.449.148 veículos ligeiros de passageiros vendidos representa o segundo valor mais baixo no mês de março desde 2004 (ano em que a ACEA iniciou a série da UE alargada a 25 estados-membros).
No primeiro trimestre de 2014 o mercado de veículos ligeiros de passageiros cresceu 8,4% ascendendo a um total de 3.246.719 veículos.
Em março de 2014, todos os maiores mercados contribuíram positivamente para o aumento global de 10,6% do mercado da UE. O Reino Unido (+17,7%) e Espanha (10%) registaram os maiores acréscimos de dois dígitos, no entanto França (+8,5%), Alemanha (+5,4%) e Itália (+5%) também registaram acréscimos do mercado neste mês.