Portagens deverão ficar mais caras no próximo ano

O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de variação homóloga da taxa de inflação, excluindo habitação, fixou-se em 1,84% em outubro, o que significará um aumento dos preços das portagens no próximo ano.


O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No início deste ano, recorde-se, os preços das portagens não sofreram alterações.

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e determina que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

Ora, os dados hoje divulgados pelo INE mostram que a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor, excluindo os preços da habitação, fixou-se em 1,84% em outubro, o que significa que os preços das portagens vão aumentar.

A confirmar-se este aumento é assim interrompido o ciclo de estabilização dos preços verificado em 2020 e 2021. Antes, em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de subidas de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro serão publicados no próximo dia 11 de novembro.


Conteúdo Recomendado