Politécnico da Guarda assina carta pela sustentabilidade da Região Demarcada do Douro

Trata-se de um acordo, entre mais de 30 entidades, para o desenvolvimento estratégico de “políticas que criem condições para uma implementação efetiva da sustentabilidade social e económica na região”.

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Joaquim Brigas, assinou esta quinta-feira, dia 22 de julho, o “Manifesto pela Sustentabilidade da Região Demarcada do Douro”.

O acordo foi assinado no último dia do Congresso Douro & Porto. Uma iniciativa organizada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República – que decorreu entre 19 e 22 de julho, num formato misto dada a imprevisibilidade da evolução da pandemia da Covid-19.

O Manifesto pretende impulsionar a sustentabilidade no território através dos pilares económico, social e ambiental. Segundo o documento assinado “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo”.

Além do IPG, os Institutos Politécnicos do Porto, Bragança e Viseu, assim como as Universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro fizeram parte das 34 entidades que assinaram a carta de sustentabilidade.

“A sustentabilidade é um dos principais desafios do século XXI. O Politécnico da Guarda quer ser um parceiro ativo na preservação ambiental e do património natural, económico e social do nosso país”, afirmou Joaquim Brigas.


Conteúdo Recomendado