Politécnico da Guarda acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o IPG refere que a criação deste polo será formalizada na próxima segunda-feira, dia 04 de março, num protocolo a assinar entre o Politécnico e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA).

O polo da Guarda “irá formar e capacitar prestadores de cuidados a pessoas idosas” e desenvolver “atividades para melhorar as condições de vida dos idosos da região”, destaca o IPG.

O CCEA é um centro protocolar criado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve e pelo Instituto da Segurança Social (ISS), com sede em Loulé.

O CCEA assegura formação profissional e capacitação de prestadores de cuidados a pessoas idosas.

Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, “o envelhecimento da população acentuar-se-á nas próximas décadas e terá um impacto cada vez maior na vida pessoas e do país” e, por essa razão, esta instituição “tem apostado no estudo e na investigação das áreas científicas relacionadas com o tema, formando profissionais especializados para os setores social e da saúde”.

O dirigente assegura que o Politécnico da Guarda “tudo fará” para que a atividade do polo “tenha o maior impacto possível na qualidade de vida dos mais velhos na região”.

Joaquim Brigas lembra que a instituição se tornou no início de 2022 a sede na Região Centro do Observatório Nacional do Envelhecimento e que tem desenvolvido várias iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

Salienta que o Politécnico está “orientado para a promoção de soluções inovadoras para desenvolver a economia associada ao envelhecimento da sociedade, bem como para contribuir para o aumento do número de anos de vida saudável da população do Interior e de todo o país”.


Conteúdo Recomendado