Pires de Lima diz que documento é "bom" para a economia

Fonte: http://www.publico.pt/economia/noticia/pires-de-lima-diz-que-salarios-baixos-nao-devem-ser-um-factor-competitivo-1623471

O ministro da Economia, Pires de Lima, afirmou que o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) é um “bom documento” para a economia e mostrou-se “muito confiante” na recuperação económica do país em 2014 e em 2015.

“Eu creio que o DEO apresentado ontem é um bom documento para a economia”, disse Pires de Lima aos jornalistas, na Guarda, onde inaugurou a primeira Feira Ibérica de Turismo (FIT) organizada pela câmara municipal.

O Governo apresentou na quarta-feira o DEO, que prevê um aumento da taxa normal do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) para 23,25% e um aumento dos descontos dos trabalhadores para a Segurança Social.

No DEO, que define as linhas de orientação para as políticas com incidência orçamental até 2018, está ainda previsto que os cortes salariais na função pública comecem a ser devolvidos de forma gradual.

O ministro da Economia considera que o documento é “bom” porque, “num registo de grande responsabilidade orçamental, consagra um ponto que é muito importante, que é a recuperação dos rendimentos dos pensionistas que foram afetados ao longo dos últimos três anos”.

Pires de Lima disse não entender como é que pode haver oposição a uma recuperação substancial de rendimentos dos pensionistas a partir de 2015.

Segundo o governante, o DEO “prevê a recuperação dos rendimentos de forma gradual e progressiva, mas com metas já apontadas também para 2015, da administração pública, dos quadros e dos trabalhadores da administração pública”.

“E eu creio que isto também é um dado positivo, não só do ponto de vista de justiça, mas também para a economia. Portanto, também não consigo perceber como é que se consegue fazer oposição relativamente a este compromisso de recuperação de poder de compra na administração pública”, disse aos jornalistas.

O governante referiu que “tudo isto é conseguido com um aumento marginal, para não dizer mesmo decimal, do IVA e da TSU [Taxa Social Única]”, o que considera “perfeitamente aceitável e equilibrado”.

“Continuo muito confiante na retoma e na recuperação económica em Portugal em 2014 e em 2015. Eu acho que o crescimento económico em 2014 e em 2015 vai ser superior às previsões que neste momento temos nos vários cenários macroeconómicos”, afirmou Pires de Lima nesta deslocação à Guarda.

A FIT decorre até domingo e reúne cerca de cem expositores de Portugal e de Espanha.


Conteúdo Recomendado