Penhas Douradas vai ter mil árvores plantadas por projeto da Comissão Europeia

A iniciativa que decorre hoje, dia 22 de janeiro, pelas 10h00, visa “contribuir para a integração da comunidade imigrante e refugiada”.

O Programa Life Terra, o maior projeto financiado pela Comissão Europeia dedicado à ativação de uma rede de voluntários dedicada à ação climática, vai promover uma ação de reflorestação nos Baldios de Santa Maria nas Penhas Douradas, concelho de Manteigas.


Para além da plantação de 1000 árvores, a iniciativa que decorre hoje, dia 22 de janeiro, pelas 10h00, visa “contribuir para a integração da comunidade imigrante e refugiada”.


O projeto consiste essencialmente “numa rede de comunicação e ação sobre o tema do clima, a partir da plantação de árvores. Essas ações incluem sempre a plantação de árvores, a sua geoferenciação e ações de comunicação”.


“Uma árvore plantada é um símbolo de esperança e é essa esperança que se pretende seja partilhada por todos os participantes”, referiu a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), parceira deste projeto, em comunicado.


O Life Terra procura “unir as pessoas para plantar 500 milhões de árvores na Europa, aproveitando e monitorando o próprio mecanismo de captura de carbono da natureza e permitindo que os cidadãos tomem medidas urgentes contra a crise climática”.


Este projeto integra o Programa Life da Comissão Europeia, criado em 1992, que já co-financiou mais de 5.400 projetos e, entre 2014 e 2020, contribuiu com aproximadamente 3,4 mil milhões de euros para a proteção do meio ambiente e do clima.


Conteúdo Recomendado