Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas

A proposta foi feita durante a sessão de abertura da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, propôs ontem a criação de um instrumento financeiro regional que permita aos vários territórios da região Centro captarem produções cinematográficas internacionais. A proposta foi feita durante a sessão de abertura da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se iniciou ontem e que vai decorrer até ao próximo dia 23, no Teatro Viriato, em Viseu.

“Há um grande desafio que poderíamos trabalhar em conjunto: encontrarmos um instrumento regional que possibilite a captação de produções cinematográficas, promovendo a coesão na nossa região através desta indústria dos filmes. Este poderia ser um instrumento poderoso para podermos não só fazer filmes e atrair produtores do mundo inteiro, mas captá-los e fixá-los nos territórios desta região”, defendeu Pedro Machado.

Francisco Dias, diretor do Festival, destacou que “o Festival ART&TUR tem vindo a aumentar em competência e todos os anos tem tentado fazer cada vez melhor, em cidades diferentes”. Este ano, com o desafio extra de ser organizado em situação de pandemia. “Temos todos de respeitar as regras em vigor, que são necessárias. Não vamos permitir qualquer associação entre o ART&TUR e a covid-19 num contexto como o atual”, assegurou.
Almeida Henriques, na qualidade de anfitrião, destacou igualmente o facto de toda a programação cultural prevista para Viseu em 2020 estar a decorrer, sinal de que “esta cidade sente este tempo que vivemos como poucas”. “A cultura não pode parar”, frisou.

72 filmes em exibição durante quatro dias

Já na sua 13.ª edição, o Festival ART&TUR é um evento ímpar no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema, com um prestígio e notoriedade que crescem de ano para ano. A concurso estão filmes de turismo provenientes de todo o mundo. Devido à sua integração no Comité Internacional dos Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT), o ART&TUR é uma das etapas do circuito internacional de festivais em que se elege, anualmente, os dez melhores filmes de turismo feitos em todo o mundo.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que concorreram. O programa completo do evento pode ser consultado AQUI.

O primeiro dia foi dedicado aos filmes integrados na competição nacional, sendo os dias 21 e 22 destinados aos filmes da competição internacional. No dia 23, terá lugar a Cerimónia de Prémios, sendo de manhã apresentados os Prémios da Competição Internacional e, à tarde, os prémios da Competição Nacional.



Conteúdo Recomendado