Onze concelhos do distrito da Guarda em risco muito elevado de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje onze concelhos do distrito da Guarda em risco muito elevado de incêndio. Os concelhos de Almeida, Gouveia e Manteigas apresentam risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com temperaturas superiores a 35 graus Celsius em algumas regiões do país.

Em comunicado, o IPMA adiantou que devido a um anticiclone que se encontra localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento para nordeste, prevê-se uma corrente de leste no continente a partir de hoje e até final do mês.

De acordo com o Instituto, o céu deverá manter-se limpo e o vento deverá ser do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste.

Os valores da temperatura máxima deverão variar entre 30 e 35 graus na generalidade do território, podendo atingir valores acima de 35 graus em alguns locais do interior do Alentejo e no Vale do Tejo.

Estes valores previstos da temperatura máxima estão cerca de 10 graus acima do valor médio para o mês de maio.

A temperatura mínima, segundo o IPMA, deverá variar entre 15 e 20 graus em todo o território, sendo entre 10 e 15 graus no interior Norte e Centro.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal até às 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No início do mês de junho, “prevê-se que se instale novamente uma corrente de norte, com uma pequena descida da temperatura, em especial nas regiões do litoral oeste”.


Conteúdo Recomendado