Nuvens, chuva e descida da temperatura

Previsão aponta para uma descida da temperatura máxima e o regresso da chuva que por cá andará até ao fim de semana.

Dia 4 e julho de 2019. O calendário diz-nos que estamos no verão, mas ao olhar pela janela diria que nem parece. A julgar pela previsão meteorológica, a promessa de dias mais quentes é, mais uma vez, adiada. A ameaça do regresso da chuva cumpre-se esta quarta-feira e prolonga-se até ao fim de semana.

Para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral da região Norte e nas regiões Centro e Sul até início da tarde, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste durante o dia.

Além de uma descida da temperatura máxima, em especial no Interior, o dia será marcado pela possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até início da tarde. Durante a tarde, assinala o IPMA, ocorrerá um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A nível de temperaturas, o distrito com a máxima prevista mais elevada será Bragança, com 31ºC, seguindo-se Beja e Évora com 29ºC. Em Vila Real e Castelo Branco os termómetros deverão marcar esta quinta-feira os 28ºC de máxima. Portalegre e Santarém vão chegar aos 27ºC e Braga aos 26ºC. Seguem-se os distritos de Setúbal, Leiria, Viseu e Aveiro onde as previsões apontam para máximas de 25ºC. Lisboa, assim como o Porto e Viana do Castelo não irão além dos 23ºC de máxima. No Algarve, Faro vai registar uma máxima de 24ºC.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de chuva em todos os grupos, com temperaturas máximas que oscilarão entre os 24ºC em Santa Cruz das Flores e Horta e os 23ºC em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada.

Na Madeira, o céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, prevendo-se uma temperatura máxima no Funchal de 26ºC. Já em Porto Santo, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, não indo os termómetros além dos 25ºC.


Conteúdo Recomendado