Museus da Guarda e Serralves apresentam exposição de Helena Almeida

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Fundação de Serralves e o Município da Guarda, estará patente entre 27 de outubro de 2020 e 24 de Janeiro de 2021 a exposição Habitar a Obra [obras da Coleção de Serralves] de Helena Almeida.

A exposição terá cerimónia de inauguração restrita e simbólica, devido à situação pandémica atual, na segunda-feira, dia 26 de outubro, pelas 17h00, ficando aberta ao público apenas no dia seguinte na sala principal de exposições temporárias.

Consagrada internacionalmente pelo seu percurso singular, Helena Almeida (Lisboa, 1934-2018) usa o seu corpo como extensão do desenho, da pintura e da fotografia. A criadora portuguesa delineia meticulosamente uma coreografia na composição das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e do corpo, de que é exemplo a sua obra “Sem Título” (1994-1995), uma peça especialmente produzida para a exposição da artista na Casa de Serralves, em 1995, que assume posição de destaque na mostra patente no Museu da Guarda.

A presente mostra enquadra-se no programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves, especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados e de todas as regiões do país.


Conteúdo Recomendado