Museu da Guarda passa hoje para a tutela municipal

O museu da cidade da Guarda passa hoje para o município no âmbito de um contrato interadministrativo que será assinado entre a autarquia e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), anunciou esta terça-feira a tutela.

O ato da assinatura do contrato interadministrativo que delegará a competência da gestão do Museu da Guarda na Câmara Municipal, irá realizar-se pelas 16 horas, no Museu da Guarda.

Esta Cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

De acordo com uma nota da secretaria de Estado da Cultura, o secretário de Estado, Jorge Barreto Xavier, irá presidir à cerimónia que transfere a tutela do Museu da Guarda para a autarquia liderada por Álvaro Amaro “inserido no processo de descentralização na área da cultura que visa garantir uma gestão museológica mais próxima das populações locais, salvaguardando a proteção do acervo, os postos de trabalho e as boas práticas museológicas”.

No final de 2014, a autarquia da Guarda manifestou a intenção de que o museu, instalado no antigo edifício do Paço Episcopal, passasse a ser gerido pelo município com o objetivo de criar um Museu da Cidade.

Na mesma altura, e ainda de acordo com a nota, será assinado um protocolo entre o Secretário de Estado da Cultura e o Bispo da Diocese da Guarda que prevê a transladação do Retábulo de Nossa Senhora da Anunciação do Museu da Guarda para a Capela dos Ferros da Sé Catedral da Guarda, “onde havia sido originalmente depositado”.


Conteúdo Recomendado