Museu da Guarda assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado no dia 18 de abril com uma visita encenada pelo itinerário do Museu da Guarda.

No próximo dia 18 de abril, quinta-feira, o Município da Guarda e o Museu da Guarda assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma encenação pelos espaços da exposição permanente do Museu.

A visita encenada será protagonizada por duas personagens da História da cidade, El-Rei D. Manuel I e D. Nuno de Coronha, num itinerário pitoresco pelos espaços da exposição permanente do Museu – salas de arqueologia (Pré-história – Romanização), iconografia sacra e períodos medieval, moderno, barroco e oitocentista.

Venturoso de cognome, El-Rei D. Manuel I doou o Foral à Cidade da Guarda a 1 de junho de 1510, por sinal um códice em pergaminho, com uma belíssima encadernação em pele e bronze que faz parte do acervo do Museu da Guarda. 

D. Nuno de Noronha foi Bispo da Guarda (1594-1608) e responsável pela construção do Seminário no Ano do Senhor de 1601 (onde desde 1940 se acha instalado o Museu da Guarda) e do Paço Episcopal – o conjunto dos dois edifícios formam, desde 2016, o Museu Regional da Guarda

A participação na visita encenada no Museu da Guarda é gratuita, no entanto, é necessário efetuar uma marcação prévia através do número 271 215 460 ou através do endereço de email museu.guarda@mun-guarda.pt

 


Conteúdo Recomendado