"Muralhas com História" em Sortelha

De 20 a 22 de setembro, a Aldeia Histórica de Sortelha recua até ao reinado de D. Fernando I, numa viagem medieval.

Filho de D. Pedro I e de D. Constança Manuel, D. Fernando, herdou um reino estável e pacífico tendo, assim, todas as hipóteses de o conduzir sem grandes dificuldades, no entanto, acabou por alterar essa estabilidade ao envolver-se em conflitos com a vizinha Castela (Guerras Fernandinas). Para além dos episódios bélicos, destaca-se, do seu reinado, a “proveitosa ordenação de mandar que as terras do reino fossem todas lavradas e aproveitadas” que, certamente, terá tido reflexos nestas terras mais inóspitas do reino.

Segundo o Município do Sabugal, “a viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval, exposição de máquinas de cerco e instrumentos de tortura, acampamento militar e do cavaleiro, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação contínua ‘pera cá e pera lá’.”

As inscrições para os interessados em participar como mercadores encontram-se disponíveis aqui e podem ser realizadas até ao dia 31 de agosto.

Consulte as Normas de Participação.

Sobre Sortelha

Sortelha é uma antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.


Conteúdo Recomendado