Municípios reunidos para preparar Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

A primeira reunião de trabalho realizou-se no dia 25 de janeiro no Teatro Municipal da Guarda.

No passado dia 25 de janeiro, a propósito da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027, e no seguimento da assinatura do acordo estratégico Intermunicipal, realizou-se no Teatro Municipal da Guarda, a primeira reunião entre os municípios que integram a candidatura.

Na reunião foram abordados vários temas como o enquadramento e estratégia, os objetivos de cooperação regional, o potencial e expectativas desta candidatura. Sendo destacada a importância desta parceria intermunicipal que pretende fortalecer e enriquecer a candidatura, tornando-a mais sustentada, sólida e bem trabalhada, como refere uma nota da autarquia.

Victor Amaral, vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda afirmou que  “esta colaboração é o início de uma etapa importante no processo da candidatura, é um processo estruturante por si só”, sublinhando ainda que “este grupo de trabalho intermunicipal tem agora este desafio de refletir sobre em que é que se pode convergir no que diz respeito à identidade da região”.

Com uma dinâmica de trabalho em rede, alguns dos objetivos são a promoção da Cultura, dos costumes, de produtos endógenos e o desenvolvimento do território a nível internacional, criando programas a longo prazo, mantendo a identidade que caracteriza a região, mas de forma aberta para o mundo, acrescenta nota informativa.

Nesta primeira reunião de trabalho foram abordadas algumas temáticas de referência identificadores da região, como a Diáspora, o Território como região de fronteira e o diálogo interreligioso.

O Acordo Intermunicipal de Cooperação, tendo em vista a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027, foi assinado pelos 14 Municípios do Distrito da Guarda e três do Distrito de Castelo Branco (Covilhã, Fundão e Belmonte) no dia 18 de janeiro de 2019.

A reunião contou com a presença dos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

O próximo encontro terá lugar em Seia, no mês de fevereiro.


Conteúdo Recomendado