Município do Sabugal integra projeto “Comunidade Rural Digital”

A Câmara Municipal do Sabugal, no distrito da Guarda, integra um projeto transfronteiriço que visa a cooperação entre entidades nacionais e espanholas na criação de “soluções tecnológicas inovadoras”, foi hoje anunciado.

O Município do Sabugal, presidido por António Robalo, refere, em comunicado, que está inserido no projeto “Comunidade Rural Digital: rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais do meio rural”, que visa “a criação de uma estrutura estável de cooperação entre as administrações locais transfronteiriças para promover a inovação e a modernização administrativa e territorial”.

Para além da autarquia do Sabugal, participam neste projeto a Câmara Municipal de Almeida, também no distrito da Guarda, e a Junta de Castilla y León, o Organismo Autónomo de Recaudación y Gestión Tributaria da Diputación de Salamanca e a Diputación de Valladolid, em Espanha.

“Através desta rede de administrações locais espanholas e portuguesas vão desenvolver-se soluções tecnológicas inovadoras para uma governação inteligente e o estabelecimento de serviços públicos digitais de cidade ou de território inteligente”, segundo a fonte.

A autarquia do Sabugal refere ainda na nota que “a capacitação constitui outra vertente deste projeto, tendo, designadamente, em consideração, a realização de atividades formativas transfronteiriças de inovação para funcionários públicos locais, de seminários de sensibilização para cidadãos e empresas para o uso inteligente das tecnologias e ainda a organização de encontros temáticos sobre inovação para técnicos TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] das administrações locais”.

O projeto “Comunidade Rural Digital: rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais do meio rural” enquadra-se no Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

No âmbito da iniciativa de cooperação transfronteiriça decorreu na segunda-feira, em Valladolid, Espanha, a jornada “Comunidade Rural Digital: Construindo um Território Inteligente”, para “disseminar as oportunidades de aplicação de novas tecnologias no ambiente rural e, mais especificamente, a ‘Internet das Coisas'”, segundo a Câmara Municipal do Sabugal.




Conteúdo Recomendado