Município do Fundão promove palestra online sobre Cão de Castro de Laboreiro

No dia 3 de setembro, quinta-feira, às 21h00, irá ter lugar uma webinar sobre o Cão de Castro Laboreiro, que terá como orador Américo Rodrigues.

Desde criança que Ray Dorgelo tem desenvolvido uma grande paixão pela natureza e pela espécie canina. As suas duas maiores paixões, intrinsecamente ligadas, são os cães e a natureza, resultando na criação da associação Canine Efficiency, onde Ray tem como foco principal a conservação da natureza através de uma prevenção eficaz e responsável de conflitos entre humanos e predadores, essencialmente através do uso adequado de cães de proteção de rebanho.

Durante os últimos dez anos, a Canine Efficiency tem crescido rapidamente, desenvolvendo-se de forma constante a nível internacional, conseguindo alcançar cada vez mais criadores de gado que procurem a guarda dos seus rebanhos contra o ataque de predadores, recorrendo à ajuda de cães de protecção de rebanho. No entanto, a experiência de trabalho mais extensa foi adquirida na Roménia, com a raça canina Pastor Romeno dos Cárpatos (Ciobanesc Romanesc Carpatin).

No dia 3 de setembro, quinta-feira, às 21h00, irá ter lugar uma webinar sobre o Cão de Castro Laboreiro, que terá como orador Américo Rodrigues.

A temática da Transumância e Pastorícia assumiu um protagonismo e um impacto avassalador na região e em Portugal, desde 2002, muito por mérito da forma e dimensão com que foi tratada esta temática no Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.

A vida pastoril assenta, desde os primórdios da humanidade, em três vértices vivos: gado, pastores e cães. Desta forma, inevitavelmente os cães de rebanho têm estado envolvidos desde o início, no Chocalhos. Em 2012 surgiu a 1ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos e, em 2016, a 1ª Exposição Canina de Cães de Condução, que desde então se têm realizado ininterruptamente.

É no âmbito destas iniciativas que surgiu este ciclo de palestras que irá contar com vários convidados portugueses e estrangeiros.

Para mais informações e para fazer a sua inscrição (gratuita) nesta webinar deverá utilizar o e-mail webinarcaesderebanho@gmail.com.



Conteúdo Recomendado