Município de Manteigas recupera edifício da antiga escola de Vale de Amoreira

O município de Manteigas anunciou hoje que foram iniciados os trabalhos de renovação do edifício da antiga escola da freguesia de Vale de Amoreira, com o objetivo de “reabilitar um imóvel de grande significado para a aldeia”.

A autarquia presidida por Esmeraldo Carvalhinho refere em comunicado enviado à agência Lusa que, apesar de a obra ter sido consignada no dia 28 de fevereiro, os trabalhos só se iniciaram esta semana devido a contingências associadas à pandemia causada pela covid-19.

Segundo a fonte, os principais trabalhos a realizar “consistem no arranjo e substituição da cobertura, das caixilharias e pavimentos, bem como a realização de pinturas e acabamentos diversos e a construção de novas instalações sanitárias, com a clara preocupação de preservar as características arquitetónicas do edifício”.

A autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, explica que a obra visa “reabilitar um imóvel de grande significado para a aldeia, que há vários anos se encontrava em evidente processo de degradação”.

A intervenção vai dotar o edifício com espaços para serem utilizados pela comunidade, concretamente duas salas multiusos, uma sala de exposições temporárias e uma sala para funcionamento administrativo da Junta de Freguesia de Vale de Amoreira.

A empreitada de “Renovação do Edifício da Antiga Escola de Vale de Amoreira” foi adjudicada à empresa Vectorplano – Projeto, Construção e Engenharia, Lda., por um valor total de 120.077,86 euros, “na sequência de um procedimento concursal por consulta prévia a quatro empresas locais e regionais”, segundo a nota.




Conteúdo Recomendado