Município de Manteigas limpa rede concelhia de 16 percursos pedestres

O município promoveu diversas ações de limpeza dos percursos pedestres ‘Manteigas Trilhos Verdes’, tornando-os mais atrativos durante as próximas estações” do ano.

A Câmara Municipal de Manteigas, no distrito da Guarda, procedeu à limpeza dos 16 percursos pedestres do concelho integrados no projeto “Trilhos Verdes”, com o objetivo de os tornar “mais atrativos”, foi hoje anunciado.

O município de Manteigas refere em comunicado enviado à agência Lusa que “promoveu diversas ações de limpeza dos percursos pedestres ‘Manteigas Trilhos Verdes’, tornando-os mais atrativos durante as próximas estações” do ano.

“Esta iniciativa de preservação e manutenção dos caminhos e das veredas, outrora percorridas pelos pastores e gentes serranas, enquadra-se na valorização e promoção do território como destino turístico de natureza de excelência”, adianta a autarquia presidida por Esmeraldo Carvalhinho.

Segundo a nota, o trabalho executado, relacionado com o corte de mato, foi adjudicado aos Conselhos Diretivos das Freguesias de Santa Maria e de São Pedro, pelo valor de 14.455 euros.

O município de Manteigas, que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, possui mais de 200 quilómetros de percursos pedestres, que incluem 16 pequenas rotas (integradas no projeto “Manteigas Trilhos Verdes”, que foram alvo da ação de limpeza) e duas grandes rotas (Grande Rota do Zêzere e Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal).

As 16 rotas dos “Trilhos Verdes” são as seguintes: Rota do Poço do Inferno, Rota do Javali, Rota da Vila, Rota do Carvão, Rota do Maciço Central, Rota do Glaciar, Rota dos Poios Brancos, Rota da Reboleira, Rota de Vale de Amoreira, Rota da Asinha, Rota do Sol, Rota de Sameiro, Rota das Faias, Rota do Corredor de Mouros, Rota do Covão Santa Maria e Rota das Quartelas.

A informação sobre os percursos pedestres disponíveis no concelho de Manteigas pode ser consultada AQUI ou na APP Manteigas – Trilhos Verdes (para dispositivos Android e IOS).


Conteúdo Recomendado