Município da Guarda assina protocolo de cooperação relativo ao AR da Guarda

Na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 11h30, será assinado, no átrio da Sala António de Almeida Santos, um protocolo de cooperação relativo ao “AR da Guarda. O Município da Guarda, a Unidade Local de Saúde da Guarda, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Beira Interior e a A Guarda`AR – Associação […]

Na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 11h30, será assinado, no átrio da Sala António de Almeida Santos, um protocolo de cooperação relativo ao “AR da Guarda.
O Município da Guarda, a Unidade Local de Saúde da Guarda, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Beira Interior e a A Guarda`AR – Associação para a Promoção do Ambiente e Saúde no Concelho da Guarda, assinam na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, pelas 11h30, no átrio da Sala António de Almeida Santos, um protocolo de cooperação relativo ao “AR da Guarda. Neste contexto a Câmara Municipal da Guarda e os seus parceiros têm vindo a empenhar-se em ações que têm como objetivo promover o binómio Guarda – Cidade da Saúde. Neste sentido, na mesma data, vai ser lançado o catálogo “Ar da Guarda” e a exposição “O Ar Puro e a Cidade da Guarda”. Estes trabalhos resultam de um convite ao Fotoclube da Guarda para se fazer um levantamento exaustivo de fotografias dedicadas no âmbito desta temática. Este catálogo e exposição, que estará patente até 31 de outubro, visam a promoção da Guarda como Cidade do Ar Puro. As imagens e os textos agora dados à estampa retratam de forma singular o sentir coletivo em relação aos espaços, às memórias e aos afetos associados ao património único que é o Ar da Guarda. A Guarda possui uma larga tradição histórica no tratamento de doenças respiratórias. A localização geográfica, aliada às singulares condições climatéricas, fizeram com que a cidade, no início do século passado, tivesse um dos mais importantes e cientificamente desenvolvidos sanatórios de Portugal, o Sanatório Sousa Martins. A partir deste pulmão de excecional biodiversidade e singular riqueza patrimonial consolidou-se no século passado uma “Cidade da Saúde” inovadora e muito prestigiada. A cidade possui propriedades únicas no que concerne à qualidade do seu AR. Um estudo recente promovido pela Associação Guarda’AR e levado a cabo pelo CEMBREU (Centre Européen Médical Bioclimatique de Recherche et d’Enseignement Universitaire) confirmou as potencialidades do ar da Guarda. O ar da Guarda assume-se, assim, como um recurso valioso e diferenciador, razão pela qual a Câmara Municipal da Guarda tem vindo a apostar numa estratégia de afirmação da cidade através das suas características ambientais, numa abordagem sistémica e de dinamização de atividades de base económica que privilegiem o turismo de saúde e bem-estar e o de montanha e natureza. Estas iniciativas assinalam também o Dia Mundial do Turismo na Guarda.

Conteúdo Recomendado