Munícipes colaboram na elaboração do Plano Estratégico do Sabugal até 2025

A participação das pessoas tem sido positiva. Estão a chegar participações e comentários e todos serão trabalhados pela equipa de elaboração do plano”.Os munícipes do concelho do Sabugal estão a ser convidados a participar, com a apresentação de sugestões, na elaboração do Plano Estratégico concelhio, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia. Segundo […]

A participação das pessoas tem sido positiva. Estão a chegar participações e comentários e todos serão trabalhados pela equipa de elaboração do plano”.Os munícipes do concelho do Sabugal estão a ser convidados a participar, com a apresentação de sugestões, na elaboração do Plano Estratégico concelhio, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, a autarquia entregou a elaboração do documento a uma empresa especializada, mas a equipa técnica também aceita a participação e o envolvimento dos cidadãos do concelho, que foram chamados a colaborar no processo de reflexão e planeamento estratégico do Município para o horizonte temporal de 2025. “O trabalho foi entregue a uma empresa, mas as pessoas podem intervir e colaborar. Foi definida a metodologia e foi solicitado à empresa que houvesse intervenção pública nas várias fases do processo”, indicou. Referiu que “no Sabugal e em Lisboa já se realizaram encontros e debates temáticos, com a participação de cerca de 70 pessoas” e a autarquia, com recurso às novas tecnologias, também está “a recolher informação dos munícipes” por via eletrónica. “A participação das pessoas tem sido positiva. Estão a chegar participações e comentários e todos serão trabalhados pela equipa de elaboração do plano e de acompanhamento interno da autarquia”, disse António Robalo. O autarca do Sabugal referiu que o documento vai ser “importante para a estratégia do município com vista ao novo Quadro Comunitário de Apoio”. “O Plano Estratégico não é um plano para a Câmara Municipal, é para a dinamização económica do concelho no seu todo. A Câmara quer ser um aliado do investimento privado e na captação de investimento para tirar partido de recursos”, alertou. Disse que o documento que vai definir as linhas gerais do concelho do Sabugal até ao ano de 2025 será direcionado para dois eixos importantes: aproveitamento dos recursos económicos e captação de investimentos. O documento, que está em fase de elaboração, deverá ficar concluído até ao final do ano para que possa ser aplicado pelo novo executivo autárquico que sair das eleições do dia 29 de setembro, concluiu António Robalo. Para incentivar a participação dos habitantes do Sabugal, a autarquia disponibiliza informação sobre o plano na sua página na internet.
“Com o uso da informação e dos instrumentos disponibilizados nestas áreas, poderá contribuir para conceber uma estratégia, um rumo para o caminho que o Município do Sabugal pode e deseja traçar até 2025”, lê-se no portal da autarquia. O rumo “deve ser definido de modo coletivo, através de um processo participativo e de escrutínio contínuo sobre o trabalho desenvolvido, gerando um projeto comum de desenvolvimento socioterritorial, capaz de contribuir para um salto qualitativo na evolução do concelho”, explica.


Conteúdo Recomendado