MultiOpticas da Guarda oferecem "Cheques Visão" a crianças no Centro Escolar da Sequeira e na Escola Básica de Santa Zita

A iniciativa “Olhar pelo futuro” está a decorrer de norte a sul do país durante o mês de outubro em celebração do Dia Mundial da Visão.

No passado dia 14 de outubro, as MultiOpticas da Guarda estiveram presentes no Centro Escolar da Sequeira e na Escola Básica de Santa Zita para entregar “Cheques Visão” a crianças de famílias carenciadas, referenciadas e identificadas pelo agrupamento. Com esta iniciativa, a marca tem como objetivo contribuir para a sensibilização da importância da saúde visual sobretudo nos primeiros anos de aprendizagem escolar.

Sendo a Visão determinante para o desenvolvimento físico e social, estima-se que cerca de 80% da aprendizagem seja processada por meio visual, tornando fundamental garantir e possibilitar uma correta aprendizagem e igualdade de oportunidades para as crianças.

Em Portugal, 25% da população é míope e entre os 18 e os 25 anos os dados apresentam valores entre os 30%. Nas crianças, a taxa de incidência tem vindo a aumentar, contribuindo para além dos fatores genéticos, para comportamentos e estilos de vida com baixos níveis de atividades ao ar livre, tarefas de proximidade prolongada (leitura e gaming) e fracos níveis de iluminação que se tornam determinantes para o aumento da população míope em idade infantil. Para além da miopia, surgem outras condições oculares que comprometem o desenvolvimento social e escolar muitas vezes associado a dificuldades de aprendizagem.

Para Sandra Silva, Diretora de Marketing da MultiOpticas, “Cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro. E cuidar da sua Visão é determinante no processo de aprendizagem. Nós temos a responsabilidade de alertar a sociedade para a importância da saúde visual e o impacto da mesma no sucesso escolar, para além de assumirmos a missão de ajudarmos os pais e crianças com maiores dificuldades de acesso a estes cuidados.”

Ana Portugal, Head of CSR da GrandVision, afirma que “Esta é uma iniciativa que muito nos orgulha, estando cada vez mais próxima das comunidades em que estamos envolvidos, via sensibilização e apoio direto através dos “Cheques Visão.”


Conteúdo Recomendado