A missão institucional e empresarial que levou uma comitiva do Douro a cruzar o Atlântico para suscitar o interesse dos operadores americanos, ultrapasssou as expectativas no setor turístico”.
A ação foi promovida pelo “Douro e Estrela – In Tourism”, projeto co-promovido pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA). A missão institucional e empresarial “Douro no Mundo”, que levou uma comitiva do Douro a cruzar o Atlântico para suscitar o interesse dos operadores americanos, foi “muito positiva, tendo ultrapassado as expectativas no setor turístico”. “A recetividade às nossas propostas comerciais foi excelente, materializando-se a procura americana em produtos com perfil histórico, gastronomia e vinhos, experiências únicas e marcantes, de tranquilidade e segurança, patrimónios da humanidade e forte identidade do Interior Norte”, revelou Alberto Tapada, dirigente da AETUR. Os encontros, com mais de três dezenas de operadores americanos, permitiram perceber o interesse no turismo de Natureza, observação de aves, biodiversidade, turismo rural, arqueologia e acolhimento turístico em alojamento familiar. Foram feitas reservas para três grupos de turistas, que visitarão o Douro em 2014, e ficou o compromisso de “uma adaptação temporal à tipologia de programas europeus comercializados nos EUA”. “Os calendários têm de ser adaptados, isto é, apresentámos propostas para 7 dias e os operadores querem 15 dias. Por outro lado, alguns operadores já trabalham no Douro, mas na vertente de barco-hotel e pretendem a nossa tipologia”, clarificou. “O Douro no Mundo” teve o apoio da Estrutura de Missão do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), da Embaixada de Portugal em Washington, do Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque, AICEP, Turismo de Portugal, Agências de Promoção Externa (Norte e Centro) e Comunidade Portuguesa em Newark.