Maratona "Trilhos da Raia" em Idanha-a-Nova com grande adesão

Por estradas, veredas e caminhos rurais do concelho de Idanha-a-Nova vão pedalar mais de 850 betetistas inscritos na 10ª Maratona de BTT “Trilhos da Raia”, que se realiza no próximo domingo (12 de outubro).

Organizado pela ACIN – Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova com o apoio da Câmara Municipal, este é um dos eventos de BTT com maior prestígio em Portugal, tendo esgotado as inscrições no espaço de uma semana.

As duas entidades promotoras pretendem continuam a cimentar o estatuto de Idanha-a-Nova como “Catedral do BTT”, por aliar a qualidade organizativa a um património histórico e paisagístico sem igual.

Os “Trilhos da Raia”. que vai na 10ª edição,  voltam este ano a seduzir cerca de uma centena de betetistas espanhóis, adiantou o presidente da ACIN, João Afonso, que destaca ainda a presença de 30 mulheres entre os inscritos.

“Todos os anos recebemos pedidos para alargar o número de inscrições, mas temos resistido para que possamos garantir os padrões de qualidade a que os participantes já se habituaram”, afirmou João Afonso. A acompanhar o evento estará uma equipa de 70 colaboradores.

É uma prova que enche “de orgulho” o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto felicita o “trabalho de grande qualidade” realizado pela ACIN, seja na organização de eventos ou no apoio à preservação dos caminhos destinados ao BTT e a outros desportos de natureza.

“Se alguém merece o epíteto ‘Catedral do BTT’ é o concelho de Idanha-a-Nova, pelas suas características patrimoniais e pelo investimento estratégico que tem sido feito nesta modalidade”, conclui o autarca.

A prova tem uma extensão de 95 Km para a maratona e de 55 Km para a meia maratona. O pelotão arranca às 9 horas do Largo do Município, em Idanha-a-Nova, e circula por trilhos na Barragem Marechal Carmona, Medelim, Penha Garcia, Monsanto, Idanha-a-Velha e vários outros locais de elevado valor cultural e natural.

A chegada é no recinto da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, onde será servido um almoço convívio para cerca de 1200 pessoas, entre betetistas e respetivas famílias.


Conteúdo Recomendado