As promoções nos supermercados vão sendo cada vez mais um hábito, trazendo verdadeiros benefícios para os consumidores. Contudo os hipermercados poderão estar a perder, tendo em conta que o volume de compras recuou.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) aponta para que as promoções representem 41% do total das vendas dos supermercados, mais 5% do que em termos homólogos, refere o Jornal de Notícias.
Assim, de acordo com um estudo da Nielsen, quase todas as categorias estão continuamente a ser alvo de promoções, havendo mesmo diversos produtos, como detergentes da roupa ou cerveja, em que metade das compras se realiza em períodos de descontos.
“É uma nova tendência de consumo à qual as empresas procuram dar respostas adequadas”, explica Ana Trigo Morais, da APED, ao JN. Porém, a responsável salvaguarda que as margens de lucro “são tendencialmente menores”, o que se traduz numa quebra do volume de vendas, que recuou 2,1% no primeiro semestre.
“Há sempre alguma coisa em desconto. Não sou eu, o cliente, que corro atrás da promoção, é a promoção que corre atrás de mim fazendo com que eu leve com desconto algo que já iria comprar”, completa Pedro Pimentel, diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca (CentroMarca), mostrando que as promoções surgiram quando o mercado estava contraído mas que hoje fazem parte da normalidade.