Mais de 120 polícias e oito técnicos da PSP infetados pela Covid-19

Há duas Esquadras – Santa Apolónia e Reboleira/Amadora – que se encontram sob plano de contingência.

Há duas Esquadras – Santa Apolónia e Reboleira/Amadora – que se encontram sob plano de contingência.


APolícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta sexta-feira, que registou, até ao momento, a “confirmação de contágio de 136 profissionais”, sendo que, destes, 128 são agentes e oito técnicos sem funções policiais.

“Seguindo os protocolos em vigor, outras pessoas que mantiveram contato direto permanente e ou partilham o mesmo espaço de trabalho com os contaminados, são de imediato sinalizadas às autoridades de saúde e, por indicação destas, encaminhadas para isolamento e realização prioritária de testes médicos”, avança ainda a força de segurança em comunicado enviado esta sexta-feira às redações. Assim, encontram-se “menos de três centenas em confinamento obrigatório/vigilância ativa.”

De referir também que “mais de cinco centenas de polícias que se encontravam em isolamento já regressaram ao serviço, após indicação das autoridades de saúde e depois de obtido resultado de contágio negativo em teste médico”.

Outros três agentes que “se encontravam infetados” e “já se restabeleceram” regressaram ao serviço após indicação das autoridades de saúde.

A mesma nota destaca ainda o estabelecimento de “canais prioritários para realização de testes ao pessoal da PSP”, que permitem detetar “pessoal contagiado ainda em estado assintomático, bem como reduzir o tempo de confinamento.”

Esquadras sob plano de contingência


Há, neste momento, duas esquadras da PSP que se encontram sob um plano de contingência. Santa Apolónia e Reboleira/Amadora estão “temporariamente sem realizar atendimento presencial ao público, embora continuem a executar a missão quotidiana de patrulhamento das respetivas áreas.” Prevê-se contudo que “a muito curto prazo” esta medida termine.

Já nos Açores há esquadras com “atividade reduzida” de modo a “disponibilizar todo o pessoal para reforço do perímetro sanitário estabelecido em S. Miguel.”



Conteúdo Recomendado