Lucros da Microsoft caem mas receitas aumentam

Resultado reflete a crise da procura no mercado de computadores. Os lucros da Microsoft derraparam 3,7% no segundo trimestre fiscal para um total de 6,38 mil milhões de dólares (4,78 mil milhões de euros), ou seja 76 cêntimos por ação. Os analistas consultados pela agência Bloomberg previam um lucro de 74 cêntimos por ação. Este […]

Resultado reflete a crise da procura no mercado de computadores.
Os lucros da Microsoft derraparam 3,7% no segundo trimestre fiscal para um total de 6,38 mil milhões de dólares (4,78 mil milhões de euros), ou seja 76 cêntimos por ação. Os analistas consultados pela agência Bloomberg previam um lucro de 74 cêntimos por ação. Este resultado reflete a crise da procura no mercado de computadores, o forte investimento em publicidade e o fim próximo do ciclo de vida de produtos como a consola Xbox. Apesar da quebra dos lucros, as receitas atingiram os 21,46 mil milhões de dólares (15,9 mil milhões de euros), o que se traduz num crescimento de 2,7%, um aumento impulsionado pelo segmento empresarial. A tecnológica liderada por Steve Ballmer tem vindo a investir para competir com a Apple e a Google, numa altura em que os computadores com sistemas operativos desenvolvidos pela Microsoft estão a perder quota de mercado para os dispositivos móveis, principalmente os ‘tablets’. As vendas e despesas de ‘marketing’ cresceram 15% para 4,31 mil milhões de dólares (3,19 mil milhões de euros) no segundo trimestre fiscal, devido à introdução no mercado do Windows 8 e do novo ‘tablet’. No entanto, as vendas do novo Windows não têm corrido tão bem como os analistas esperavam. O vice-presidente executivo da Hewlett-Packard, Todd Bradley, comentou que as vendas do Windows 8 foram mais lentas do que o esperado ao longo do trimestre. Contudo, e apesar da crise, a Microsoft vendeu mais de 60 milhões de licenças do Windows 8 e as suas receitas entre outubro e dezembro cresceram 2,7 %, fechando o trimestre em 21,456 mil milhões de dólares (15,8 mil milhões de euros). A divisão de Entertainment e Devices da Microsoft, que produz a consola Xbox 360 e os jogos, não escapou à contração do consumo. A marca vendeu 5,9 milhões de consolas, menos que os 8,2 milhões do ano passado. As vendas da divisão de Entertainment e Devices desceram 11% para 3,8 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) entre outubro e dezembro. De acordo com a tecnológica norte-americana, as receitas da plataforma Xbox caíram 29%, o que significa menos 824 milhões de euros que no período homólogo. «Isto deveu-se maioritariamente a menores volumes de consolas vendidas e menos receitas de videojogos», disse a Microsoft. Um dos motivos para esta quebra nas vendas da consola, um dos produtos mais bem sucedidos da Microsoft, é que o mercado já aguarda a próxima versão.

Conteúdo Recomendado