Lucros da Inditex com menor crescimento dos últimos cinco anos

Impacto cambial penaliza contas da dona da Zara.

A Inditex, grupo espanhol dono da Zara, divulgou os resultados referentes a 2013, nos quais registou o menor crescimento de lucros em cinco anos. O resultado líquido do grupo de vestuário subiu menos de 1% para cerca de 2,38 mil milhões de euros.

De acordo com o comunicado da Inditex, as vendas aumentaram 4,9% para os 16,7 mil milhões de euros, desempenho que fica longe do crescimento de 16% registado em 2012. O EBITDA ascendeu a mais de 3,9 mil milhões de euros, enquanto a margem bruta subiu 4% para os 9,9 mil milhões de euros.

O grupo fundado por Amancio Ortega conseguiu 19,7% do negócio em Espanha, onde detém o maior número de lojas, contra os 20,7% do exercício anterior. Para contornar a redução do consumo no seu país de origem, o grupo espanhol tem vindo a reforçar a expansão internacional em mercados como o Brasil, China e Rússia. Esta aposta tem resultado numa maior exposição às variações cambiais. A Ásia reforçou o peso para o negócio da retalhista para 20,4% e os restantes países da Europa registaram um crescimento ligeiro de 45,4% para 45,9%. A Inditex está também a apostar nas vendas ‘online’, cujas operações vão ser estendidas, ainda este ano, para Coreia do Sul e México.

A retalhista detém 6.340 lojas instaladas em 87 países, sendo que em 2013 abriu 331 espaços. No ano passado, a Inditex investiu 1.240 milhões de euros e criou oito mil postos de trabalho para um total de 128.313 colaboradores.


Conteúdo Recomendado