Segundo dados da associação de defesa do consumidor, 34,36% dos 100 mil inscritos ainda se encontram no mercado regulado de eletricidade, ou seja, são clientes da EDP Serviço Universal.
Mas a maior parte está já no mercado livre e em várias empresas. Assim, dos que aderiram, 32,58% são clientes da EDP Comercial; 20,45% da espanhola Endesa (que ganhou o anterior leilão da Deco, realizado o ano passado) e 10,98% da Galp.
Além disso, os inscritos são, na sua maioria, de Lisboa (37,60%) e Porto (19,27%), mas também de Setúbal (12,85%) e também de Aveiro (6,54%), Braga (5,72%), Coimbra (3,69%), Leiria (3,08%) e Santarém (2,30%).
Este é o segundo leilão do género que a Deco realiza. Começa por pedir aos interessados, quer seja ou não associados, que se inscrevam e digam quanto gastam de luz e gás por mês ou ano. Uma vez fechadas as inscrições, a Deco organiza um leilão online onde as empresas apresentam propostas de tarifas, ganhando a mais baixa.
A Deco fará depois as contas para perceber quais as poupanças que cada inscrito pode ter e enviará as mesmas por e-mail para que os consumidores digam se querem ou não aderir. A inscrição não os obriga a aderir.