Junta de Freguesia da Guarda instala-se no Solar dos Póvoas

Os serviços que funcionavam nas instalações das antigas juntas de freguesia da Sé e de São Vicente, no edifício da Câmara, reabriram esta segunda-feira no Solar dos Póvoas, na Praça Velha (com entrada pela Rua General Póvoas). O Solar dos Póvoas, situado em plena Praça Velha, foi o imóvel escolhido para receber a sede na […]

Os serviços que funcionavam nas instalações das antigas juntas de freguesia da Sé e de São Vicente, no edifício da Câmara, reabriram esta segunda-feira no Solar dos Póvoas, na Praça Velha (com entrada pela Rua General Póvoas).
O Solar dos Póvoas, situado em plena Praça Velha, foi o imóvel escolhido para receber a sede na nova freguesia urbana da Guarda. Na tomada de posse como presidente da Câmara, no dia 19, Álvaro Amaro tinha prometido que o novo executivo «não demoraria uma semana» a encontrar um espaço «com a dignidade adequada» para os serviços de uma junta de freguesia que passa a servir os cerca de 28 mil habitantes da cidade. A promessa foi assim cumprida e a mudança de instalações processou-se durante o fim de semana, para que o público possa dirigir-se a partir de amanhã à nova sede da junta. A escolha recai sobre um imóvel que é propriedade da Câmara mas que tinha sido cedido pelo anterior executivo, já depois das eleições e a poucos dias da tomada da nova equipa, à Associação Nacional dos Jovens Empresários. Álvaro Amaro decidiu renegociar o acordo de cedência, por entender que a instalação da Junta de Freguesia da Guarda no Solar dos Póvoas dará ao edifício um uso mais adequado e contribuirá para o movimento de pessoas na zona histórica. Também o presidente da junta, João Prata, tinha já dito que um espaço no centro histórico seria a primeira opção da nova autarquia urbana.


Conteúdo Recomendado