Mas se for usado um cartão de descontos ou de fidelização, os lugares no pódio podem mudar, com o Pingo Doce a assumir a liderança.
A Deco pesquisou os preços nas várias campanhas de regresso às aulas, visitando 60 supermercados e híper, de 19 a 30 de agosto, em Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal, além de nove lojas online. E depois de ter tansformado os preços de 91 produtos escolares em índices, concluiu que o Jumbo volta este ano a ser o local mais barato, tendo obtido o índice 100.
Esta posição de liderança pode no entanto facilmente alterar-se se a compra for feita com um cartão de cliente. E, diz a Deco, que neste caso a fatura no Pingo Doce sai 27% mais barata do que no Jumbo, conseguindo-se uma poupança de 33 euros, já que por cada 15 euros em compras de material escolar incluído no estudo o cartão dá um desconto de 5 euros.
Já no caso do cartão Continente, que permite uma redução de 10% do valor gasto em cartão, a despesa fica 9% mais barata do que no Jumbo nas lojas Continente e 5% mais baixa nos supermercados Continente Modelo.
Para quem não tem cartão de cliente, a Deco não encontrou grandes diferenças de preços entre as cadeias da grande distribuição. No cabaz de compras do estudo, com um custo médio de 120 euros, a poupança no Jumbo é de apenas sete euros face ao que pagaria no Pingo Doce, mas pode chegar aos 28 euros face ao El Corte Inglés.
O estudo incidiu ainda sobre nove lojas na Net, onde se incluíram as lojas online dos híper e supermercados da amostra e algumas das lojas nacionais mais pesquisadas no Google. Mas concluiu que fazer as compras nas lojas físicas sai 3% a 7% mais barato se a fatura online incluir portes de envio.