Júlio Dinis em destaque na programação de setembro da Biblioteca Municipal da Guarda

Literatura, poesia, fotografia, música e cinema compõem a agenda do corrente mês da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

A partir de hoje, dia 3 de setembro, estará patente a mostra bibliográfica dedicada a Júlio Dinis. Já no dia 12, pelas 18 horas, será exibido o documentário “As pupilas do Senhor Reitor”,  sobre o escritor Júlio Dinis 148 anos após a sua morte. Júlio Dinis integra a galeria dos grandes autores clássicos da literatura portuguesa. Na sua curta vida publicou vários romances, entre eles “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Uma Família Inglesa” e “A Morgadinha dos Canaviais”. A sua obra está classificada como manifestação da transição literária entre o estilo romântico e o realismo.

Para além das atrás referidas iniciativas, a biblioteca apresenta entre 6 e 28 a exposição fotográfica de Paulo Velosa “One more day in Neverland”, ilustrativa de um diário de viagem por terras da América Latina. Imagens tiradas durante quatro meses aquando da passagem de uma terra para outra, de cidade para cidade, de país para país.

No âmbito da iniciativa “Em família…na biblioteca”, dia 14, pelas 10h30, haverá música e narração oral, “Ovo”, por O Som do Algodão, para crianças dos 3 meses aos 3 anos. Já mais no fim do mês, dia 28, 16 horas, haverá contos e uma oficina, a partir do livro “Como é que uma Galinha…”, para crianças dos 3 aos 9 anos.

Da programação destaca-se ainda o recital de poesia do dia 19, pelas 21h30, por Ângelo Marques e Suzete Marques. Neste recital, a poesia e a música apresentam-se de mãos dadas, o canto dá voz a alguns dos maiores poetas e escritores da língua portuguesa, nomeadamente, Camões, Florbela Espanca, Natália Correia, Pessoa, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, Torga, Saramago e António Gedeão, e dos músicos José Mário Branco, Janita Salomé, Adriano Correia de Oliveira, Amélia Muge, Fausto, José Afonso, entre outros.

Por fim, os dias 24 e 26 são dedicados à apresentação de livros. A Escrita ComVida traz este mês, uma antologia poética “Mundo Real Poético” de Carlos d’Abreu, apresentada por Fernando Carmino Marques, dia 24, às 18 horas. E, “Comportamento à fadiga, fluência e fratura de betões polimétricos” de Delfim Monteiro, dia 26, às 17h30.

Pode consultar a agenda na íntegra aqui.




Conteúdo Recomendado