Jogos tradicionais e intergeracionalidade na AJTG

A AJTG vai realizar, pelo quarto ano consecutivo, o programa de voluntariado jovem denominado Geração Z.

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) vai realizar entre 1 e 12 de Agosto de 2022 uma ação dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 17 anos.


De entre as diversas iniciativas, que têm como base os jogos tradicionais, fazem parte jogos de grupo e individuais, percursos, desafios, peddypapers, visitas a lares e centros de dia onde vão decorrer encontros lúdicos para promover a partilha de experiências e conhecimentos.


“Na sequência da ação de formação realizada em Dezembro de 2021 cuja temática foi as dinâmicas de animação através dos jogos tradicionais em instituições com respostas sociais para idosos, escolheu-se o tema para esta edição da Geração Z – a intergeracionalidade e escolheu-se a designação InterGeração”, explica a entidade promotora da iniciativa.


A AJTG tem como objetivo “a promoção da cultura lúdica tradicional e tem-no feito de muitas formas diferentes” e, desta forma, vai realizar “pelo 4º ano consecutivo o programa de voluntariado jovem Geração Z”.


Este programa, que fomenta um voluntariado ativo e orientado, tem tido uma grande aceitação por parte dos jovens que participam. O modelo adotado pela AJTG tem associado dois âmbitos de ação que são, por um lado, os jovens voluntários e, por outro, os jovens participantes nas dinâmicas orientadas pelos voluntários.


A atividade é apoiada pelo IPDJ através do programa Geração Z e envolve parceiros como a ADM Estrela, o Lar Santa Clara e o Lar S. João de Deus, contando também com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda e da Junta de Freguesia da Guarda.


Conteúdo Recomendado