João Mendes Rosa homenageado hoje a título póstumo na Guarda

Após a homenagem, pelas 18h00, irá decorrer, também no Museu da Guarda, o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha.

O antigo coordenador e mentor do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), João Mendes Rosa, falecido em 2021, vai ser homenageado hoje, dia 24 de novembro, a título póstumo, pelas 15h30.


Inserida no âmbito das comemorações do 823º Aniversário da Cidade da Guarda, esta homenagem inclui ainda a inauguração da sala de exposições temporárias do Museu da Guarda que passará a denominar-se “Sala João Mendes Rosa”.


Após a homenagem, pelas 18h00, irá decorrer, também no Museu da Guarda, o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha. Esta publicação semestral do Município da Guarda, privilegia, neste número, o Património e a História da região da Guarda e será apresentada pelo professor António Pinto Coelho.


Para além destas atividades, as comemorações do Aniversário da Cidade contarão ainda com várias outras como o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda, a entrega do prémio para a Melhor Bola Parda da Guarda, a Serenata Monumental “Fado ao Centro”.


O dia 27 de novembro, Feriado Municipal, começará com a habitual deposição de coroa de flores junto à estátua do rei fundador da cidade da Guarda, o Hastear da Bandeira e Sessão Solene, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal e uma demonstração de meios das forças militares e de segurança.


Já no período da tarde, e com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguradas as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico e onde serão assinadas as escrituras de lotes com duas empresas.


Segue-se depois o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da cidade e a prova Invernal de BTT.


O dia de aniversário termina com o concerto da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, no Teatro Municipal da Guarda, contando também com os músicos convidados Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João.


Conteúdo Recomendado