IPG integra aliança de Universidades Europeias para desenvolver territórios

Esta rede pretende criar uma estratégia de desenvolvimento baseada na sustentabilidade, na economia circular e nas energias renováveis para os seus territórios.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG foi convidado para integrar o consórcio UNITA – Universitas Montium, uma aliança que une instituições de ensino superior de cinco países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia), que têm em comum a sua localização em zonas transfronteiriças e de montanha. Esta rede pretende criar uma estratégia de desenvolvimento baseada na sustentabilidade, na economia circular e nas energias renováveis para os seus territórios.

Este consórcio tem como universidades fundadoras a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Saragoça, a Universidade de Turim, a Universidade de Savoie Mont-Blanc, a Universidade de Pau et Pays de L’Adour e a Universidade de Timisoara. O objetivo é discutir e partilhar problemas comuns que dificultam o desenvolvimento das zonas rurais, montanhosas e transfronteiriças, em que estas universidades se inserem, e ainda definir novas estratégias de desenvolvimento sustentável.

A preservação do património cultural, o desenvolvimento das energias renováveis e a aplicação da economia circular são os principais desafios deste grande projeto que o IPG integra. Tudo isto a partir de um forte compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o “European Green Deal”, aliado à missão de reformular a noção de cidadania europeia, tornando-a mais inclusiva e fortalecida, fornecendo a perspetiva das comunidades rurais ameaçadas pelo despovoamento.

A primeira reunião em que o Politécnico da Guarda esteve presente decorreu no passado dia 4 de novembro, em Bruxelas. A integração do IPG nesta rede decorrerá numa primeira fase até 2024, podendo vir a ser alargada até 2029.

Os reitores das universidades envolvidas reunir-se-ão no fim deste mês de novembro, na Universidade da Beira Interior, para definirem as estratégias futuras da aliança e se estreitarem as relações institucionais e de confiança, indispensáveis num projeto desta dimensão.


Conteúdo Recomendado