Instituto Politécnico da Guarda promove Fórum sobre toponímia

No próximo dia 26 de outubro vai ter lugar no Auditório dos Serviços Centrais mais uma edição do “Fórum sobre Toponímia”.

“Se a toponímia tem uma importância inquestionável na delimitação de espaços, permite, por outro lado, apreender a matriz de um povo, a organização sócio geográfica, o desenho da malha urbana de épocas passadas, o conhecimento e investigação de sítios históricos ou arqueológicos, o papel do povo na salvaguarda da atribuição de nomes que a tradição consolido”, refere a Organização deste Fórum, que vai já na sétima edição.

Esta iniciativa pretende evidenciar a toponímia como referência de valores históricos, culturais e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários.

Para a organização deste Fórum, “o estudo e valorização da toponímia permitem, um melhor conhecimento de cada aldeia, cada vila e cada cidade. Assim, o Instituto Politécnico da Guarda pretende contribuir para um melhor conhecimento do País, dos valores históricos, culturais, sociais e políticos a ele associados”.

A inscrição é gratuita, porém obrigatório e pode ser efetuada, AQUI

Outras informações complementares disponíveis aqui


Conteúdo Recomendado