A mostra, que estará patente até ao dia 30 de janeiro de 2016, de terça-feira a sábado, das 13 às 19 horas, é uma viagem que documenta a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança, possibilitando ler e interpretar uma multiplicidade de paisagens naturais, económicas, sociais e culturais que se encontram dispersas por diferentes contextos geográficos.
A Exposição “Transversalidades 2015 – Fotografia sem fronteiras – Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança” é o culminar da 4ª edição do Concurso fotográfico com o mesmo nome, promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos e que visou recorrer à imagem como meio para promover a cooperação territorial.
Em 2015, o Concurso “Transversalidades” contou com mais de 300 candidaturas, tendo sido submetidas mais de 1700 imagens. Para além das fotografias premiadas (melhor portfólio, vencedor de cada tema e menções honrosas) estão também patentes na Exposição outras imagens que completam uma cartografia de lugares e pessoas dispersas no mapa e perdidos no tempo.
Com este projeto o CEI procura superar o seu âmbito de atuação mais imediato, confinado à Raia portuguesa e espanhola, alargando-o a países de outros continentes onde figuram marcas da presença ibérica, promovendo desta forma o diálogo entre Territórios, Sociedades e Culturas e alicerçando uma nova cultura territorial mais responsável e inclusiva de pessoas e territórios.