Impactos socioculturais do turismo são mais importantes nas pequenas cidades

O estudo entre os investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) incluiu 350 habitantes de várias cidades, entre as quais Aveiro, Covilhã, Figueira da Foz, Gouveia, Guarda, Leiria, Seia e Viseu.

Um estudo concluiu que, para os residentes em cidades pequenas os impactos socioculturais da atividade turística são mais importantes do que os impactos económicos.

A investigação teve como objetivo “analisar a relação entre a ligação ao lugar e os impactos percecionados pelos residentes em cidades de pequena dimensão relativamente à atividade turística”, lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O estudo entre os investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) incluiu 350 habitantes de várias cidades, entre as quais Aveiro, Covilhã, Figueira da Foz, Gouveia, Guarda, Leiria, Seia e Viseu.

De acordo com a investigadora e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Cláudia Seabra, a visão dos residentes relativamente à atividade turística é pouco explorada e, por isso, a investigação pretendeu “colmatar essa lacuna na literatura e contribuir para melhor planeamento destes destinos que, fruto da pandemia, vão ter uma maior procura”.

A explicação deve-se ao facto de nas “pequenas cidades o espírito de comunidade ainda ser forte”, devido à população residente ser maioritariamente “envelhecida”, sublinha.

De acordo com a investigação, as populações das pequenas cidades “geralmente estão ansiosas para conhecer novas pessoas e se conectar com outras culturas e gerações diferentes”.

Ao invés das grandes cidades, os turistas são vistos “como pessoas que trazem oportunidades de negócios, visitando bares, restaurantes, hotéis e atrações da região, ao mesmo tempo que compram produtos locais para levar”, refere a investigadora Cláudia Seabra, citada numa nota de imprensa da Universidade de Coimbra.

A docente e investigadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) considera que as conclusões desta investigação podem ajudar “os gestores a fornecer benefícios económicos, sociais e culturais de longo prazo para a comunidade local, melhorando a qualidade de vida e, assim, fortalecendo o lugar e o vínculo com a comunidade”.

A investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).


Conteúdo Recomendado