Idanha-a-Nova prepara candidatura a Cidade da Música

A Comissão Consultiva da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música, reuniu no passado sábado, dia 15, para preparar o projeto que deverá ser submetido em março de 2015.

A riqueza patrimonial do concelho, onde assume rara expressão a herança cultural associada à música, fundamenta esta candidatura após vasto trabalho de inventariação, preservação e divulgação da identidade musical e cultural de Idanha-a-Nova, suas características etnográficas e etnológicas.

Para o presidente da Comissão da Candidatura, Carlos Medeiros, da IPI Consulting Network, Idanha-a-Nova “conquistou o direito a candidatar-se” a Cidade da Música. “Tem uma identidade intimamente ligada à música, aposta em infraestruturas criativas, investiga profundamente as suas tradições, acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais ou às composições eruditas”, afirmou o responsável na reunião.

A acontecer, esta classificação patrimonial por parte da UNESCO irá “ao encontro da estratégia de desenvolvimento do concelho”, explica o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. “A partir dos nossos usos, costumes e tradições, onde a música tem um lugar central, temos conseguido inovar e empreender para construir o futuro desta região, sempre com o envolvimento das populações”, afirma Armindo Jacinto.

A adesão de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas permitirá criar novas oportunidades de cooperação e parceria com as outras cidades integrantes da Rede, consolidará a criatividade como elemento essencial do desenvolvimento económico e social e contribuirá para a promoção das potencialidades e produtos culturais do concelho numa plataforma global. Entre outras vantagens, irá também proporcionar formação a agentes culturais locais na área dos negócios e cultivar a inovação através da troca de know-how, experiências e práticas.

O adufe, representante maior da riqueza e da tradição musical de Idanha-a-Nova, inspirou o símbolo desta primeira candidatura portuguesa a Cidade da Música da UNESCO.

Atualmente existem 41 cidades membro da Rede de Cidades Criativas, em todo o mundo, apenas seis no tema da Música. O objetivo é promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas cidades e comunidades, tendo por base as indústrias criativas.

A Comissão Consultiva da candidatura de Idanha-a-Nova é composta por um conjunto de mais de 40 personalidades estrangeiras e nacionais, especialistas no âmbito da música e da cultura. Entre músicos, compositores, maestros, professores e investigadores, incluem-se a diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional, Ana Mafalda Pernão, os ex-ministros da Educação Marçal Grilo e Guilherme de Oliveira Martins, o ex-ministro da Cultura Pedro Roseta, a presidente da “Jeunesses Musicales International, Jessie Westenholz”, e o ex-Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.


Conteúdo Recomendado