Hotelaria cresce em fevereiro mas menos que no mês anterior

INE justifica crescimento das dormidas no passado mês de fevereiro pelas festividades do Carnaval e campanhas do dia de S. Valentim.

A hotelaria registou em fevereiro deste ano 2,2 milhões de dormidas, um acréscimo homólogo (face a fevereiro de 2014) de 11,2%. Ainda assim, o crescimento foi inferior ao do mês de janeiro, quando as dormidas tinham subido 13,4%, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

A estada média (2,57 noites) pouco oscilou em fevereiro deste ano, enquanto a taxa líquida de ocupação-cama (29,5%) aumentou 2,3 pontos percentuais face ao mês anterior. Os proveitos também subiram , neste caso 12,5% para os totais e 15,4% para os de aposento, mas este aumento foi inferior ao que tinha sido registado no mês de janeiro do mesmo ano – 18,1% e 17,9%, respectivamente.

Esta evolução, diz o INE, reflete a tendência geral de crescimento que se verifica desde o 2,º trimestre de 2014, acrescida do efeito das festividades de Carnaval, que em 2014 ocorreu em março e este ano em fevereiro, próximo ao Dia de S. Valentim, o que motivou campanhas dirigidas principalmente ao mercado interno.


Conteúdo Recomendado