Hora muda na madrugada domingo

Durante cinco meses, Portugal terá o chamado horário de inverno.

Portugal regressa ao chamado horário de inverno na madrugada de sábado para domingo, o que significa que os relógios atrasam uma hora. Às duas da manhã, será uma.

Serão cinco meses no horário de inverno em Portugal continental, Madeira e Açores.

Esta alteração acontece em todos os países da União Europeia na mesma altura, mas existem outros países fora da Europa que seguem as mesma normas. É o caso do Brasil que, no fim de semana passado, já entrou no horário de Verão.

Na Europa, só alguns países de leste não atrasam os relógios uma hora no próximo domingo nem os adiantam em março. A Rússia, por exemplo, está desde 2011 sem mudança de hora. Em África a hora é inalterável na maior parte dos países, o mesmo acontecendo na Ásia, onde apenas cinco países mexem nos relógios, e na Oceânia. Do outro lado do mundo, no continente americano, há mais países que também têm hora de inverno e de verão mas ainda assim, com exceção da Europa, são mais os que não mudam do que os que mudam

Portugal, tal como Inglaterra, passa a estar alinhado com o tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG).

Estar alinhado com o tempo universal significa que está no fuso horário 0 (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo).

Mudanças de humor repentinas, cansaço, preguiça e falta de apetite são algumas da desvantagens mais sentidas com a mudança da hora, sendo as crianças e os idosos os que mais sentem estes efeitos.

“Daylight Saving Time” é o nome oficial atribuído às mudanças de hora. Apesar de não ser o único a defender a ideia, Benjamin Franklin, cientista e inventor dos EUA, foi o principal impulsionador da existência de um horário de Verão e de um horário de Inverno. Esta ideia surgiu em 1784 e tinha como principal objetivo adaptar a hora ao calor e ao frio conseguindo, desta forma, poupar consideravelmente nas velas, o principal meio de iluminação naquela época. No entanto, a ideia de Benjamin Franklin não foi bem recebida por todos e só ganhou força durante a Primeira Guerra Mundial.


Conteúdo Recomendado