Homenagem a Zeca Afonso hoje em Belmonte

E apresentação do projeto de conservação e restauro da Torre de Centum Cellas, Monumento Nacional, em Belmonte.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, participa hoje, dia 02 de agosto, às 16 horas, na sessão de apresentação do projeto de conservação e restauro da Torre de Centum Cellas, Monumento Nacional, em Belmonte, que decorrerá junto à ruína.


A iniciativa promovida pelo município de Belmonte, na sequência de protocolo realizado com o Ministério da Cultura/Direção Regional de Cultura do Centro, “este projeto visa a consolidação e valorização da Torre de Centum Cellas e, a melhoria das condições de acessibilidade às ruínas, quer em termos físicos, quer em termos intelectuais, sendo criado, no âmbito deste projeto, um centro de interpretação”.


Recorde-se que a torre, de cronologia romana, remonta ao século I, tendo sido reconstruída no século III após sofrer um incêndio. A sua função permanece indefinida, mas as investigações mais recentes indicam constituir vestígio da pars urbana de uma villa rural bastante extensa.


Seguidamente, a Ministra da Cultura irá presidir às cerimónias de homenagem a Zeca Afonso que integram o descerramento de uma estátua em tamanho real da autoria do escultor Pedro Figueiredo.

O Castelo de Belmonte será palco para pequenos concertos que recordam o fabuloso trabalho de Zeca Afonso e o seu trabalho de intervenção social.

Destaque para o concerto de seu sobrinho, João Afonso, que ainda o acompanhou em muitos concertos e que regressa a Belmonte neste grande tributo a seu tio.


Conteúdo Recomendado