Homenagem a Manuel António Pina na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço na Guarda

Uma exposição e uma comunicação sobre a Literatura de Manuel António Pina são algumas das atividades previstas na BMEL.

“A luz das palavras” é o título da exposição que pretende homenagear o autor Manuel António Pina que irá ser inaugurada amanha, dia 28, quinta-feira, às 17h30, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço na Guarda (BMEL). Seguindo-se uma comunicação por Rita Basílio, que pretende discutir a questão da “Literatura” em Manuel António Pina, na sua relação estrita com a “leitura” como processo de aprendizagem e criação do próprio “eu”, enquanto “leitor lendo-se a ler” refere uma nota informativa da BMEL.

Rita Basílio é investigadora da Universidade Nova de Lisboa − Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e membro integrado do Instituto de Literatura e Tradição.

Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Doutorada em Literatura Portuguesa Contemporânea e Pós-Doutorada em Estudos da Literatura, pela mesma Universidade.

É autora de diversos artigos sobre literatura e ensino, em revistas da especialidade, e de vários livros de investigação, nomeadamente o estudo “Manuel António Pina – Uma Pedagogia do Literário” (Sistema Solar, 2017). Escreveu também três livros para crianças e uma peça de teatro, intitulada “Assim também eu!”


Conteúdo Recomendado